“Se não amo o mundo, se não amo a vida, se não amo os homens, não me é possível o diálogo.” (Paulo Freire, 2005). Postei em minha atividade sobre os temas geradores: “Com este pensamento, Paulo Freire expressa sua intenção, suas idéias e a reflexão que fez sobre a alfabetização de jovens e adultos. Seu objetivo pretendia levar o aluno a conscientização do seu lugar na sociedade, pelo uso de uma prática muito mais significativa, o uso de temas geradores, mostrando o diálogo como forma de expressar a palavra através da ação e reflexão.”
Comênio, no séc XVII, procurava um modo para que a aprendizagem fosse mais agradável e que fosse significativa e colocava a didática como a arte de ensinar. Os temas geradores, sugeridos por uma pedagogia de perguntas de Freire, coloca a prática do diálogo como a forma de levar os alunos a liberdade, ampliando seus horizontes, percebendo assim interesses e curiosidades dos alunos, partindo para uma educação libertária e que leve o aluno a construir, mostrando-se mais crítico e autônomo.
3 comentários:
E como entendes tua prática em sala de aula a partir da idéia de Temas Geradores?
Beijos
Melissa
Minha prática aatravés dos temas geradores ocorre nomomento antes da elaboração doprojeto de aprendizagem, onde através de conversa procuro identificar interesses ou até mesmo por perguntas feitas ou curiosidades que trazem. Depois, por eleição decidimos o que vamos estudar. Ainda, respeitando a listagem de conteúdos, acrescento o que ainda deve ser estudado.
beijinho
Fabi Oliveira
Minha prática aatravés dos temas geradores ocorre nomomento antes da elaboração doprojeto de aprendizagem, onde através de conversa procuro identificar interesses ou até mesmo por perguntas feitas ou curiosidades que trazem. Depois, por eleição decidimos o que vamos estudar. Ainda, respeitando a listagem de conteúdos, acrescento o que ainda deve ser estudado.
beijinho
Fabi Oliveira
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