O adulto que não lê, não escreve, não se sente integrado no mundo em que vive, mesmo tendo a sua leitura dele, sente-se excluído e desprezado. Freire procurou então um forma de reincantar as pessoas para que acreaditem num mundo bem melhor que já conhecem.
O uso de temas geradores na EJA ajuda a compreender a realidade e o contexto em que o aluno está inserido e através deste processo de valorização e preocupação com a autoestima destes alunos é que a aquisição da leitura e escrita reflita na capacidade de assumirem-se na sociedade e nela integrarem.
É possível concluir, conforme a atividade realizada, que: “Segundo a teoria de Paulo Freire, o uso de temas geradores como forma de construção das aprendizagens dos alunos, é o caminho que integra este aluno na sociedade, mostra que o professor acredita no aluno, respeita seu ritmo de aprendizagem, estimula a oralidade e promove a boa relação entre os saberes escolares e os saberes cotidianos. Um modo de expressão do diálogo como forma de promover o rompimento da “cultura do silêncio”, que assim passa a ser sujeito da sua própria história e capaz de transformar a realidade em que vive.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário