Após as leituras sobre Maria Montessori e Célestian Freinet, segui para uma reflexão sobre o planejamento sugerido pela interdisciplina de Linguagem e Educação.
Tendo por base os trabalhos pedagógicos destas duas figuras importantes, percebi que poderia fazer algumas alterações,que foram postadas assim:"Acredito que Maria Montessori me daria como sugestão a livre movimentação na sala de aula, como por exemplo a troca dos grupos durante as diferentes atividades do planejamento, onde os alunos poderiam escolher os grupinhos as quais gostariam de fazer parte.
Penso que Célestian Freinet me aconselharia a mostrar maior valorização da expressão dos alunos, não que eu não os escute, mas que poderia explorar mais ainda os conhecimentos que eles possuem, também me aconselharia a fazer o registro das atividades num portfólio, como se fosse a imprensa escolar e ainda, uma aula passeio para observar a situação dos cursos d’água próximos a escola para continuação de uma pesquisa mais autônoma."
Vale ainda refletir que o planejamento precisa ser sempre revisto, avaliado pelo professor e adaptado a cada aula, percebendo o envolvimento e as dificuldades na aprendizagem de cada aluno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário