domingo, 20 de dezembro de 2009

LETRAMENTO E APRENDIZAGEM

A escola de hoje tem um grande papel na sociedade, indo muito além da alfabetização e grande preocupação com o letramento.
Neste pensamento, Scribner e Cole (1981) colocam “o letramento como um conjunto de práticas sociais que usam a escrita, enquanto sistema simbólico e enquanto tecnologia, em contextos específicos, para objetivos específicos.” Referindo-se as práticas específicas da escola como apenas um tipo de prática, dominante e que desenvolveria apenas alguns tipos de habilidades e não outros, determinando assim a forma de conhecimento da escrita, através da alfabetização.
Concordando com os mesmos ideais, postei :”... tem-se aquela escola que ainda se utiliza apenas da alfabetização e uma outra que percebe a importância de um aluno letrada, trazendo para a própria sala as experiências que o aluno traz do seu dia-a-dia, ao rumo do letramento assim dito. “
Neste sentido, na escola em que trabalho, tem-se a preocupação de aproveitar as vivências dos alunos para enriquecer as aprendizagens, como quando ao estudar o Vale do Rio dos Sinos, faço uso da proximidade da escola com o próprio rio, visitando-o, pesquisando o que sabem sobre ele e a forma como fazem proveito dele para então partir para a construção das atividades. Durante a construção destas atividades foi possível fazer registros escritos, orais e em cartazes,enriquecendo e valorizando o que os alunos trouxeram.
Terminei a atividade com uma conclusão: "Assim, uma escola que discute seu papel na sociedade e na formação de cidadãos críticos e conscientes, faz uso de práticas que não considerem apenas a alfabetização, mas também o letramento, como forma do processo de aquisição da leitura, escrita e oralidade."

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