Como é importante rever nossa prática cotidiana, seja pelo método utilizado, a forma como conduzimos nossa aula ou o planejamento das atividades, já que aí se encontra a poderosa arma da mudança.
Para Maria B C Rodrigues: “planejar é um processo constante através do qual a preparação, a realização e o acompanhamento se fundem, são indissociáveis.” Pensando assim, destaquei em minha produção-reflexão sobre o planejamento, como questões principais para alicerçar e ajudar na elaboração do meu planejamento de ensino as seguintes questões:
”1) O que realmente é significativo ensinar ao meu aluno sobre o conteúdo?
2) O que o aluno sabe sobre o tema (o que sabe)?
3) Quais as curiosidades do aluno ou o que gostaria de saber sobre o tema (o que gostaria de saber)?
4) O que fazer para ensinar o conteúdo de forma agradável?
5) Será que todos vão aprender? O que fazer com que não acomodou as aprendizagens?”
Mas também considero que o planejamento precisa ser constantemente revisto e podendo ser replanejado, registro pequenas observações que faço no final do dia, onde registro o desempenho dos alunos, dúvidas que ficaram, dificuldades encontradas(por mim ou pelos alunos) e o que pode ser melhorado ou deve ser reforçado,conforme sugerido ainda por Rodrigues em “Planejamento: em busca de caminhos.”
Deste modo consigo organização e a procura de bons resultados com meus alunos.
Um comentário:
Lembra de algum momento que tenha vivenciado com teus alunos e que possa evidenciar os argumentos apresentados nesta postagem?
Beijos
Melissa
Postar um comentário