domingo, 20 de dezembro de 2009

AVALIANDO

Refletindo sobre as leituras sugeridas sobre avaliação, o texto coloca como conceito da avaliação mediadora, aquela que percebe o aluno como um todo, que busca o conhecimento crescente, que dá ênfase ao qualitativo, gerando reflexão-ação, onde o papel do professor é favorecer a aprendizagem contínua . e é assim que procuro avaliar meus alunos, considerando as várias habilidades que possuem.

Postei na atividade minha forma de avaliar meus alunos: “Como forma de avaliar, faço uso de atividades variadas, testes, registros por escrito, cartazes ou desenhos, feiras onde os alunos expõe para os demais o que aprenderam, conversas, auto-avaliações, retomada das aprendizagens, registros descritivos, uso de tabelas de acompanhamento das habilidades de cada um, entre outros.
Creio que como todo professor, ter que atribuir nota ou conceito para seu aluno seja uma tarefa difícil, uma vez que se mostra necessário comparar dados e informações e assim assumir um peso para tal... “Procuro sempre ter um olhar individualizado, comparando progressos anteriores e o crescimento pessoal.”

Avaliar é um processo necessário também para o professor, para que ele se perceba e assuma uma postura ética perante as necessidades do seu aluno e da sua prática pedagógica. É também um momento de rever o seu planejamento, métodos usados, procedimentos e atividades realizadas.

Nenhum comentário: