domingo, 20 de dezembro de 2009

LEITURA, ESCRITA E ORALIDADE

Estudando as práticas de leitura, escrita e oralidade, comentei: "A professora ao incentivar o manuseio de livros, leitura e a fala, proporciona ao seu aluno oportunidades de melhora da narrativa, onde poderá passar a distinguir o real e o imaginário."
Nas minhas turmas(4º e 5º ano), faço ao menos 2 vezes por semana o momento da leitura, no início da aula. Momento em que os alunos leem o material disponibilizado no Kit de leitura. De tempos em tempos, convido alguns alunos para apresentarem um dos livros para o restante da turma. Por vezes através de pequena ficha de leitura, lendo um trecho, de forma oral ou por desenho, que depois fica exposto na sala de aula, valorizando cada progresso e aperfeiçoando as narrativas(tanto orais quanto nas escritas).
Acredito que valorizando os progressos, incentivo meus alunos na construção da leitura, escrita e na expressão oral, formando um conjunto que ajudará na compreensão do mundo e acrescendo na aprendizagem de todos.

Nenhum comentário: