Como forma de avaliação e de demonstrar os conhecimentos adquiridos, os alunos em grupos fizeram a montagem de mapa conceitual sobre os índios. As etapas seguidas foram:conversa sobre o que havíamos estudado, registro de palavras significativas, distribução de folha com palavras relacionadas ao tema.
Fui acompanhando os grupos, aonde iam organizando as palavras. Ao questionar o pensamento que iam seguindo, tudo acontecia de forma clara, sabiam explicar o porquê do uso de cada termo e a relação das palavras entre si. Porém na hora de registrar a ligação entre os termos, houve alguma confusão.
Depois de refletir, percebi que a falha estava na expressão escrita, onde os alunos não conseguiram usar palavras para expressar o que entendiam. Com uma nova orientação, pedi que pensassem numa palavra que ligasse um termo ao outro. Depois das conversas, houve melhora no entendimento e conseguiram concluir, cumprindo a atividade.
Alguns grupos saíram-se bem, demonstrando que acrescentaram conhecimentos.
3 comentários:
Oi Fabi!! O que aprendeste com essa atividade? Por exemplo, se fosse realizá-la com outro grupo, como faria? Abraços!!
Oi Sibicca!!
Percebi que algumas vezes vemos os alunos como capazes de realizar todas as atividades sozinhos, como se já soubessem o que fazer sem explicações. Eles não possuem as aprendizagens que eu quero e é preciso lembrar, a cada dia, que mesmo sendo uma turma legal, eles ainda não tem certas vivências que eu espero deles. Além disso, alguns alunos nem sempre compreendem o que leem,, dificultando ainda mais algumas atividades.
Abraços
Fabi Oliveira
Postar um comentário