segunda-feira, 26 de abril de 2010

CONCLUINDO ETAPAS

Como forma de avaliação e de demonstrar os conhecimentos adquiridos, os alunos em grupos fizeram a montagem de mapa conceitual sobre os índios. As etapas seguidas foram:conversa sobre o que havíamos estudado, registro de palavras significativas, distribução de folha com palavras relacionadas ao tema.
Fui acompanhando os grupos, aonde iam organizando as palavras. Ao questionar o pensamento que iam seguindo, tudo acontecia de forma clara, sabiam explicar o porquê do uso de cada termo e a relação das palavras entre si. Porém na hora de registrar a ligação entre os termos, houve alguma confusão.
Depois de refletir, percebi que a falha estava na expressão escrita, onde os alunos não conseguiram usar palavras para expressar o que entendiam. Com uma nova orientação, pedi que pensassem numa palavra que ligasse um termo ao outro. Depois das conversas, houve melhora no entendimento e conseguiram concluir, cumprindo a atividade.
Alguns grupos saíram-se bem, demonstrando que acrescentaram conhecimentos.

3 comentários:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Fabi!! O que aprendeste com essa atividade? Por exemplo, se fosse realizá-la com outro grupo, como faria? Abraços!!

Fabiane Manthei de Oliveira disse...

Oi Sibicca!!
Percebi que algumas vezes vemos os alunos como capazes de realizar todas as atividades sozinhos, como se já soubessem o que fazer sem explicações. Eles não possuem as aprendizagens que eu quero e é preciso lembrar, a cada dia, que mesmo sendo uma turma legal, eles ainda não tem certas vivências que eu espero deles. Além disso, alguns alunos nem sempre compreendem o que leem,, dificultando ainda mais algumas atividades.
Abraços
Fabi Oliveira

Fabiane Manthei de Oliveira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.