domingo, 18 de abril de 2010

A visão do índio

A turma está concluindo os estudos sobre a ocupação indígena no RS.
Onde vi concretizar um dos objetivos propostos,no que se referia a mudança da visão de índio como um povo miserável e que não tem envolvimento com a sociedade.
Percebi além da curiosidade dos alunos, a vontade de conhecer um pouco mais deste povo e seus costumes.
Como para reconhecer a diversidade dos povos faz-se necessário conhecer sobre este povo, sobre sua cultura e sua origem étnica, partiu-se para pesquisas.
Foi importante a visita feita ao site www.comin.org.br, onde puderam ver atividades realizadas atualmente nas tribos. Além de manusear o material impresso, que sai anualmente, e a cada ano retrata o dia-a-dia de um grupo indígena diferente!
Os alunos estabeleceram relações entre vários costumes herdados, como o uso de ervas medicinais, o uso da mandioca e sua farinha, além de várias palavras, inclusive a origem do nome Sapiranga como sendo "araça-pyranga".
Além disso, os alunos constatram que os índios não são "bobos" como pensavam, hoje envolvem-se em vários segmentos da sociedade, cultura, política, educação. Fazem um resgate de seus hábitos antigos, sua crenças e muitos costumes que foram deixados para trás. Voltando-se novamente ao contato mais direto com a natureza.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Fabi, fiquei curiosa para saber como propuseste as atividades para os alunos. O que eles fizeram? Como foi feito? Abração!!