segunda-feira, 3 de maio de 2010

CONSTRUINDO ESBOÇOS DE MAPAS

Ao perceber a dificuldade na realização da atividade do dia 26/04 :“Distribuir cópias de mapa (googlemaps) com localização da escola, retirando algumas indicações, explorar e solicitar possível localização.”, precisei fazer alterações no planejamento da aula seguinte, planejada para 28/04.
Como surgiu uma dificuldade em localização do lugar que o mapa registrava (a própria escola), senti necessidade de recuar e reforçar a noção de localização. Ao fazer este recuo sentido pela necessidade de algo mais concreto e mais próximo do aluno, solicitei que descrevessem a localização de objetos na sala de aula e depois da localização do banheiro da escola, usando como referências os pontos cardeais e outros pontos que pudessem servir de referências. Vencida esta etapa, parti então para o registro, com desenho, do trajeto casa-escola, uma vez que os alunos moram próximos. Mesmo assim, foi necessário voltar ao pátio da escola, observar o local percorrido e a localização dos pontos cardeais.
Resultado final: os alunos passaram a perceber melhor estas orientações, quando tiveram que apresentar aos colegas as orientações que levassem a casa dos mesmos.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Fabi, interessante, pois a partir da observação do processo dos alunos tu podes redirecionar a tua proposta.