Ainda falando de questões de raça e etnia, postei na minha atividade sobre a cultura negra, os sentimentos de uma ex-aluna sobre a sua cor, quando: "Ela respondeu que sempre se sentia normal, como todos os outros alunos, que nunca fora tratada de forma diferente, com os mesmos direitos, já que gosta de todos, é feliz do jeito que é e que sua cor não muda nada."
Assim, ainda postei em minhas entrevistas com alunos: "Iniciei por uma menina do 4º ano e me deixou bastante admirada, pois me respondeu: “não acho que sou negra, não tenho pele branca, mas não sou negra”. A mesma criança, que durante a atividade com o mosaico, apresentou-se com a de pele mais escura, dizendo ter descendência de índios e então por isso, não considerava-se negra. Questionando-a então sobre como se sente na escola em relação a cor da pele, mais escura que os demais, a mesma comentou que se sente bem tratada, sempre participou das atividades oferecidas pela escola e nunca ninguém se importou com a diferença de cor da pele." Ainda perguntei a ela se sentia-se mal pela cor da pele e ela me respondeu que era bonita, não precisava nem de banho de sol para ficar bronzeada.
Desta maneira ainda reforço que os alunos da minha turma não possuem diferenças relacionadas a cor, pois sentam e brincam uns com os outros, sem preocupação com este aspecto,mostrando que as atitudes de amizade apagam as diferenças. Pensar em amizades é mais importante do que a cor da pele.
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