Paré em "Dimensões da Expressão Afro-cultural"(2000) afirma: “O processo de baixa auto-estima no aluno negro provém do ambiente sócio-histórico, reforçado pelas ações da escola sobre esse sujeito considerado “inadequado”, daí a evasão e repetência apesar dos esforços da família.”,assim gostaria de reforçar que na escola que trabalho, não se percebe esta diferenciação, uma vez que tratamos a todos os alunos do mesmo modo, dando as mesmas oportunidades a cada um.
Um exemplo bem recente aconteceu com a participação da escola no 3º EARTE. Todos os alunos que expressaram vontade em participar da apresentação, passaram por uma seleção, no maior estilo de show de calouros, até com eliminatórias e cada eliminado, passava a ser jurado dos demais. Foi uma tarde tranquila e onde ninguém se sentiu desmereceido, pois passou a ocupar outra função: de calouro a jurado.
Agindo desta maneira, julgamos não deixar nenhum aluno a parte dos acontecimentos, todos tem direito a participação e não se pensa apenas nos "queridinhos, branquinhos e bonitinhos",uma vez que a comunidade é bastante carente e a alegria de ser parte de um grupo, os deixa mais confiantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário