terça-feira, 28 de abril de 2009

Meus alunos e o desenvolvimento cognitivo

De acordo com os estudos de desenvolvimento segundo Piaget, meus alunos devem estar no estágio das operações concretas.
Eles reconhecem e ordenam números, tem noção de quantidades, são capazes de construir operações lógicas de classificação e seriação, realizam cálculos matemáticos, já distinguem o real do imaginário e passam a entender situações nem sempre tão concretas, são capazes de criar idéias a partir de fatos abstratos.
Mas por experiência própria, nem todos mostram estar na mesma fase em todas as atividades propostas. Alguns já conseguiram assimilar e acomodar certas propostas, enquanto outros alunos, é necessário voltar um passo anterior e recomeçar.
É o caso de alguns alunos do 4° ano, onde precisei voltar as aprendizagens da divisão, usando material de contagem e revendo todo o processo de agrupamentos, fazendo pequenos grupos e trabalhando com atividades diferenciadas e em grupos de acordo com o que um ia assimilando e acomodando como aprendizagem.
Mostra-se, cada vez mais, que um olhar atento e observador do professor, que conhecimentos quando ao desenvolvimento da criança e ainda da epistemologia a usar, são as armas mais poderosas na ajuda da aprendizagem e evolução dos alunos.

2 comentários:

Melissa disse...

Uma ótima postagem Fabiane :-)
Como já comentei seria muito interessante trazer exemplos que evidenciem suas colocações. Exemplo de quando o aluno já conseguiu assimilar e outro precisa voltar um passo. Tente refletir sobre sua observação neste momento...
Abraços
Melissa

Fabiane Manthei de Oliveira disse...

Oi Mel!!
Fiz ajustes nesta postagem. Espero que tenha ficado mais completa!!!
abraços
Fabi