segunda-feira, 13 de abril de 2009

DILEMAS

Mesmo sabendo que leis regulam o atendimento de alunos com necessidades especiais, nós professores ainda não estamos preparados para esta experiência. Nem mesmo as normativas nos trazem clareza em relação a várias questões. Pensando: o aluno de inclusão, está na sala de aula para ter maior contato com as outras crianças, ditas normais, ou para que adquiram conhecimentos e aprendizagens?
Creio que é uma dúvida que aflige a muitos e só muita discussão fará com que tenhamos esta resposta.
A professora Liliana nos colocou que nestes casos, precisamos ter a sensibilidade de decidir o que causará menos prejuízo ao aluno.

2 comentários:

Melissa disse...

Oi Fabiane :-)
A professora Liliana constuma recomendar um autor do qual ela gosta muito, (Mittler) que diz que a inclusão não se trata de colocar crianças na escola...que é muito mais do que isso...vai muito mais além...significa em transformar escolas "para torná-las mais responsivas às necessidades dos seus alunos" em ajudar seus professores a aceitar a responsabilidade pela aprendizagem dos seus alunos e em dar suporte para que eles possam realmente cumprir sua tarefa...e ainda finaliza dizendo:
A inclusão é uma visão, uma estrada a ser viajada, uma
estrada sem fim, com todo tipo de barreiras e obstáculos, alguns
dos quais estão em nossas mentes e em nossos corações (Mittler, 2003, p.21).
Dá uma lida ;-)
MITTLER,, M. Educação Inclusiva.Portor Alegre: ArtMed, 2003.
Beijos
Melissa

Fabiane Manthei de Oliveira disse...

Oi Mel!
Gostei das palavras de Mittler, foi me informar sobre ele. beijos. Fabi Oliveira