terça-feira, 8 de junho de 2010

LINGUAGENS

Além de perceber mudanças nas leituras de mundo dos alunos, houve cresciemnto também na expressão oral, leitura com entonação e por consequência, a melhoria da compreensão do que estão lendo, refletindo na aquisição de conhecimentos.
Pois se sabe que alunos que leem bem, escrevem bem e compreendem o que leem.
Mostro assim, que as atividades com a preocupação da leitura tem refletido em várias outras atividades. A produção escrita melhorou consideravelmente, comentei: "Ao reescrever as falas de Chico Bento e Zé Lelé, os alunos novamente refletiram sobre as diversas formas de linguagem e de expressão. Preocuparam-se em comparar as falas e procurar a entonação adequada para cada uma, promovendo um momento de leitura clara e fluente do grupo, onde todos perceberam os erros e os corrigiram sem dificuldades.
Depois conversamos sobre as diferenças de fala e de escrita. Os alunos sabem que cada grupo tem uma forma de falar diferente das demais e que eles próprios falam diferente da professora.", mostrando que os alunos cresceram e eu compreendi que é preciso meu empenho, orientação e mediação para que os alunos conquistem as suas aprendizagens.

Nenhum comentário: