Aproveitando o interesse dos alunos pela copa do mundo, realizei uma atividade para que os alunos compreendessem a ideia de escala. Foi muito gratificante.
Tenho certeza de que eles não comprenderiam a ideia se eu apenas tivesse apresentado o conceito e feito atividades.
Já no incício da atividades eles perceberam o que era escala. Passei a acompanhar os grupos na atividade, observando as trocas de ideias entre eles e a construção da nova bandeira (usei a bandeira do Brasil e os alunos deveriam reduzí-la para o tamahno do papel dado).
No final da atividade, os alunos concluiram que dependendo do número de dobras do barbante o desenho ficaria maior ou menor e sempre namesma proporção.
A atividade me fez reforçar que o uso de materiais e atividades que levem aos alunos a concluirem o uso e utilidade de algo é muito importante,pois o aluno interage e tira conclusões, sendo mais significativo e fará o aluno lembrar o que construiu.
Um comentário:
Oi Fabi!! Nas tuas postagens estás enfatizando o que os alunos construiram, suas aprendizagens. É importante que possas registrar também as tuas aprendizagens com as propostas realizadas. Abração!!
Postar um comentário