quarta-feira, 5 de agosto de 2009

OS ESTÁDIOS DE DESENVOLVIMENTO

APENAS RESUMINDO OS ESTÁDIOS DA EPISTEMOLOGIA GENÉTICA DE PIAGET:

ESTÁGIO SENSÓRIO-MOTOR ( dos 0 aos 2 anos)
Caracteriza-se por:
- ser pré-verbal, o período de aquisição da linguagem;
- é baseado na experiência através dos sentidos, devido a falta da linguagem;
- a criança aprende e se expressa pelos sentidos, onde estabelece relações afetivas com o que gosto;
-ocorre a ação direta da criança sobre o objeto;
- a criança passa a construir a idéia de sucessão temporal.

ESTÁGIO PRÉ-OPERAIONAL ( 2 aos 6 anos)
Caracterização:
-ocorre o domínio da linguagem;
-a aprendizagem passa a ser intuitiva;
- há função simbólica do pensamento e da representação;
-não há capacidade da criança em lidar com idéias diferentes sobre um mesmo tema;
-período egocêntrico, a criança é o centro de tudo;
-é sonhadora, tem pensamento mágico e acredita que tudo deva ter um por quê.


ESTÁGIO DAS OPERAÇÕES CONCRETAS (6 aos 12 anos)
As crianças são capazes de:
-raciocínio passar a ser concreto;
-realizar a construção das operações lógicas de classificação e seriação, ordenação e construção de ideia de número e quantidade;
- realizar cálculos matemáticos;
- o real define as possibilidades;


ESTÁGIO FORMAL ( a partir dos 12 anos)

É caracterizado pelo:
-raciocínio com hipóteses e não só com objetos;
-realização de raciocínios concretos;
-construção de novas operações lógico-matemáticas;
-momento em que forma sua própria identidade.

Nenhum comentário: