domingo, 22 de junho de 2008

Usando grandezas

Com minha turma de 3ª série iniciei atividades com grandezas, começando pelas medidas de comprimento. Comparamos com medidas usando o dedo, o lápis e até o caderno. Após comparar as medições e chegar a conclusão da necessidade de uma unidade padrão que é o metro, usando tiras de papel, cada aluno construiu uma fita métrica.
Foi a maior diversão e uma gesnde festa, os alunos quiseram medir tudo o que encontraram na sala, até a professora entrou na medição!
Sozinhos começaram a comparar as medidas e perceber a diferença entre metro e centímetros. Todos aprenderam a usar a régua com uma aula que até deu bagunça, devido a empolgação das crianças.
Assim, também se comprova a importância das aulas com uso do material concreto e de vivenciar as atividades.

Matemática todo dia

Nem sempre nos damos conta da quantidade de informações que existem no nosso dia que se referem a Matemática.
No meu pbwiki postei:
É assim mesmo, muitos professores pensam que a Matemática se restringue a resolver cálculos e histórias matemáticas, esquecendo que há situações que podem tornar as atividades das aulas muito mais prazerosas, quando são aproveitadas situações do cotidiano.

E ainda:
Lembrando ainda que a Matemática integra habilidades de interpretação e compreensão de dados, há uma relação bem estreita com os conteúdos de Estudos Sociais, utilizando-se da geometria e noções de espaço, além de estar no nosso dia-a-dia de inúmeras maneiras.

sábado, 21 de junho de 2008

Visitas

Os conteúdos de Estudos Sociais da 3ª série de Sapiranga, contemplam a história do município.
O que é uma grande vantagem e pode tornar a aprendizagem muito prazerosa de acordo com os estudos, aproveitando a história que está viva e presente, visitando prédios, construções antigas, monumentos, museu, ver fotos antigas e comparar como está o lugar hoje em dia.
Minha visita ao Museu foi um sucesso, os launo adoraram e puderam comprovar estudos feitos e aprender coisas novas.
É preciso perceber que conhecendo a história mais de perto, os alunos aprendem com mais qualidade e prazer, e esta aprendizagem vai ficar gravada na sua memória, pois fez parte da sua elaboração.

LOCALIZANDO

A escola que trabalho fica na área rural e por isso não está no mapa do município onde aparecem as ruas e bairrros.
Através das atividades da interdisciplina de Estudos Sociais, minha turma de 3ª série, tentando localizar suas casas e os arredores da escola, elaborou uma planta baixa colocando as ruas próximas e procurou nomeá-las. Mas como uma das ruas possui três denominações, combinamos de entrar em contato com a secretaria de planejamento para esclarecer a dúvida. Estamos aguardando uma resposta.
A interdisciplina procurou mostrar que é importante introduzir o aluno no meio que vive.

TEORIA E PRÁTICA

O livro Estudos Sociais: teoroia e prática, apresenta as etapas de construção do tempo e espaço e junto, traz sugestões de atividades práticas que contemplam as etapas, auxiliam e ajudam com que o aluno consiga passar de uma etapa para outra.
Algumas das ativdiades apliquei com meus alunos de 3ª série, algumas sugeri para as colegas da escola e outras estou incluindo nas minhas práticas.
As atividades com a família dos alunos, além de localizar os alunos no grupo social, é uma oportunidade de valorizar e respeitar caracterísiticas peculiares a família de cada aluno.
As atividades de espaço, além dos Estudos Sociais, contempla a construção espacial da Matemática ( localização, a passagem do tempo, entre outras).

quarta-feira, 18 de junho de 2008

VÍDEOS

Na minha escola, o uso do vídeo ,por si só, já é uma grande festa já que uma minoria dos alunos possui televisão em casa.
Mas as sugestões do uso de vídeo na sala de aula froam bastante interessantes e de grande valor.
Geralmente, uso o vídeo como forma de ilustração, para ajudar a compor um cenário, como sensibilização.
E gostei muito da idéias de completar o vídeo, quando os alunos podem desenvolver um final para o vídeo já iniciado.
A Interdisciplina de Ciências fez refletir sobre a necessidade de atividades práticas durante as aulas, como recurso para envolver os alunos.
Para mim, a aplicação das atividades foi tão empolgante quanto para os alunos. Na atividade luz e sombra, foi muito satisfatório ver os alunos que já haviam chegado a uma conclusão tentarem com grande convicção convencer os demais de que a idéia deles ser a certa. Houve até discussão (aquela saudável, onde um tenta convencer o outro).
Cheguei a postar no meu pbwiki a atividade prática. Leiam e não me incomodo se copiarem:
http://fabioliveira.pbwiki.com/Ciclos+da+Natureza

terça-feira, 17 de junho de 2008

Desafios nos acompamham no nosso dia-a-dia e o maior deles é manter o interesse e a atenção dos nossos alunos. Mais uma vez é necessário sensibilidade do professor para estar atento as vivências e conhecer a realidade em que estão inseridos nosssos alunos. Essa realidade precisa ser levada em consideração no planejamento, procurando estar mais próximo do que sabem as crianças e assim, tornar nossas aulas mais agradáveis. As aulas de Ciências Naturais nos levaram a refletir sobre esta realidade, usar as vivênicas dos alunos.

BALANCE

Assistir ao vídeo Balance nos fazer pensar em como os seres podem demonstrar ganância e indiferença perante os demais.
Na minha atividade do Módulo 2, postei:

"No caso do vídeo, todos quiseram experimentar a novidade e passaram a travar uma luta pela posse do objeto. A vida, a aparente amizade, o universo que viviam passou a não ser importante a ponto de derrubar os que demonstravam obstáculo pela conquista.

O desequilíbrio do ambiente passou a ser uma questão abordada no vídeo a partir do momento em que os indivíduos passaram a competir entre si e deixaram de ser colaboradores, perdendo a busca pela harmonia do lugar. Assim ocorre no “nosso mundo”, quando os habitantes deixaram de pensar no bem estar global e passaram a pensar no bem estar individual, deixando de lado o todo.

Seria muito importante que hoje se voltasse a agir com a cooperação de todos e com o mesmo comprometimento que é demonstrado no início do vídeo, onde os habitantes agem em harmonia para manter o equilíbrio do lugar."

O vídeo Balance também é uma ótima opçãp para atividades com nossos alunos, conforme orientações da Interdisciplina Educação e TICS.

quarta-feira, 4 de junho de 2008

O que eu sei?


As atividades complementares de Estudos Sociais me fizeram pensar com a hq do Chico Bento. Assim como este personagem de Maurício de Souza, os alunos da comunidade que trabalho parecem viver num mundo paralelo ao vivido por nós, num lugar onde alguns não possuem energia elétrica e á gua encanada. A históroia me fez refletir mais uma vez, com fala do Chico "Sei. Mais a sinhora num pregunta nada do qui eu sei!".
Assim, percebe-se a importânica de conhecer a realidade do lugar onde vivem os alunos, sua vivências e ainda a questão do que é mais relevante na listagem de conteúdos.

terça-feira, 3 de junho de 2008

LUZ E SOMBRA

A aplicação da atividade LUZ E SOMBRA me deixou muito contente, pois meus alunis envolveram-se e tentavam fazer o que eu ia solicitando. Me surpreendi, pois os alunos que chegavam a uma conclusão procuravam convencer os demais do que acontecia e qual seria a conclusão.
O mais interessante aconteceu na sala de aula, estava trabalhando horas, então acabamos fazendo outro experimento imitando um relógio solar. Com a brincadeira, os alunos compararam o movimento da sombra com os ponteiros do relógio.
Vale lembrar que as atividades práticas envolvem os alunos e os levam a construir a aprendizagem.