quarta-feira, 10 de setembro de 2008

FASE ADULTA

Os estudos sobre o desenvolvimento da vida adulta de acordo com Erik Erikson foram bastante agradáveis, já que nunca gostei muito de Psicologia.
Gostei da orientação de que a solução de uma etapa depende do comportamneto da etapa seguinte, podendo então superar traumas através do resgate. Pois para Freud, os transtornos e outros acontecimentos transformavam-se em traumas.
Mesmo pensando em cada um dos oito estágios de desenvolvimento, encontrei facilmente algumas características em pesoas do meu convívio e outras nem tão claras ainda.
A característica mais conflitante foi a do 8° estágio, onde a Integridade ou o isolamento se manifestam. Nossos idosos, na maioria, são mais "evoluídos" e mais "modernos" do estes estudos.

2 comentários:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Fabi, interessante esse teu apontamento no final da postagem. A partir dele podemos pensar os limites da teoria e sobre a mútua influência entre o que observamos e o que as teorias nos popõem como visão e leitura de mundo. Sobre Freud, penso que ele não foi tão determinista assim, alguns acontecimentos podem transformar-se em traumas, mas também podem ser elaborados no decorrer da vida do sujeito ;) Abração, Sibicca

Kátia Diehl. disse...

Olá Fabiane !
O Grupo "Comportamento Infantil " - Pólo de Alvorada - da interdisciplina Seminário Integrador V - criou uma
ENQUETE para coletar dados para a PESQUISA realizada sobre as mudanças que afetam alunos quando ingressam a 5ª série do Ensino Fundamental.
PARTICIPE ! Sua opinião será de grande importância para o nosso trabalho !
Visite os endereços abaixo:

http://www.enquetes.com.br/index.asp?id=819090

http://comportamentoinfantil.pbwiki.com/

Obrigada pela atenção !
Abraços !

Kátia Diehl - Grupo: Comportamento Infantil