quarta-feira, 27 de agosto de 2008

SER PROFESSOR

Paulo Freire coloca:

“ Quem ensina aprende a ensinar e quem aprende ensina ao aprender.”

Este trecho do livro Pedagogia da autonomia deveria ser referência para muitos professores que julgam-se donos da verdade e dos saberes. Pois sabe-se que além de ensinar aos alunos, eles ainda nos ensinam muito sobre a realidade em que vivem e sobre a vida que levam. E ainda, Paulo Freire nos coloca que devemos respeitar os saberes dos alunos, ser críticos, aceitar o novo e refletir sobre nossa prática.
Assim, é possível fazer uma educação diferente!!!!

A VIDA ADULTA

Refletindo sobre a atividade inicial de Psicologia: sabe-se que passamos por fases de desenvolvimento na nossa vida e que elas podem ser conflitantes.
Podemos encontrar várias maneiras para definir um adulto, mas na prática não parece ser bem assim. Aos 18 anos somos considerados adultos e devemos ter maturidade, independência financeira, responsabilidade, capacidade de rseponder por nossos atos, ter uma profissão, ser feliz, formar uma família;ter postura.
Mas o diremos sobre nossas crianças que são obrigadas a tornarem-se adultas e dos adultos que não cresceram?
Espero encontrar algumas respostas com esta Interdisciplina.

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

PLANEJANDO O TEMPO

Preciso de mais horas no meu dia!!
Ao organizar a planilha, pude ver que meu dia está completamente ocupado.
Procurei preencher a tabela pensando realmento no que faço diariamente e respeitando os horários que costumo seguir. Cheguei a ficar triste, pois não sobra tempo.
De segunda à sexta-feira não tenho tempo disponível.
Corro o dia inteiro, trabalho, atividades da casa e estudos do PEAD. Ainda tiro três horários sagrados na semana, quando pratico atividade física, essencial para ter disposição para as outras atividades e não abro mão deles, só se coincidirem com a reunião pedagógica da escola.
Aos finais de semana, as atividades são mais flexíveis. Quando é necessário, troco uma atividade livre pelas atividades do PEAD, dependendo da quantidade de tarefas a fazer e a data de entrega das mesmas, que deixo para serem postadas geralmente aos domingos a noite. Prefiro a postagem nesate dia, pois depois de um descanso, reviso a atividade com mais clareza e as envio com mais segurança.

REFLETINDO O WORKSHOP

Além dos conceitos de tempo-espaço e do uso das ferramentas tecnológicas que já são usadas com mais domínio e facilidade, percebi que a prática leva a perfeição.
Durante a minha apresentação, consegui mostrar ao grupo o modo como eu percebi a minha aprendizagem, mostrando parte da realidade em que trabalho e as atividades que fiz com meus meus alunos.
Não inclui na minha apresentação as tecnologias como parte de estudos como tempo e espaço. O que depois, com mais calma, consegui perceber que realmente não foram contempladas e que também foram momentos de aprendizagem. Como não tínhamos Laboratório de Informática( agora está instalado, mas ainda sem acesso a Internet) a disposição, talvez, por isso, ficaram fora das minhas práticas.

VALE A PENA!!

A NOSSA MAIS ELEVADA TAREFA DEVE SER A DE FORMAR SERES HUMANOS LIVRES QUE SEJAM CAPAZES DE, POR SI MESMOS, ENCONTRAR PROPÓSITO E DIREÇÃO PARA SUAS VIDAS.
Rudolf Steiner

REFLETINDO A SÍNTESE- IV

Pensando nas aprendizagens do Eixo IV, pode-se afirmar a importância das atividades práticas na rotina escolar. Um tipo de aula que apresenta uma forma prazerosa de construção do conhecimento, que certamente fará com que o aluno tenha uma lembrança agradável das atividades escolares.
Além das atividades práticas, fica transparente que os conceitos de tempo e de espaço foram utilizados por todas as interdisciplinas do Eixo IV.
Ainda, através dos estudos, pude ampliar e confirmar os conhecimentos que eu já havia adquirido , principalmente nas interdisciplinas de Estudos Sociais, Matemática e Ciências.
Vale ainda comentar que a elaboração desta síntese foi feita com mais tranquilidade, ou melhor, menos ansiedade do que a elaborada no Eixo anterior. Uma vez que já não era "um bicho-de-sete-cabeças". Me senti mais madura e mais segura do que gostaria de fazer, sem levar em conta a aquisição e melhor domínio das tecnologias a disposição.